Escolha uma ou duas habilidades essenciais e seus respectivos objetos de conhecimento para serem desenvolvidos em seu plano de aula;
Qua Jun 16, 2021 10:58 am
Dica:
Acesse o site do projeto Redigir, da UFMG para mais atividades e planos de aulas que dialogam com as culturas juvenis.
https://www.redigirufmg.org/
Acesse o site do projeto Redigir, da UFMG para mais atividades e planos de aulas que dialogam com as culturas juvenis.
https://www.redigirufmg.org/
Discussão sobre a ATPC - EFAPE
Qua Jun 16, 2021 11:00 am
Descrevam o que vocês acharam da formação e o quanto ela pode ser significativa à sua prática.
- Ângela CorreiaConvidado
Re: Escolha uma ou duas habilidades essenciais e seus respectivos objetos de conhecimento para serem desenvolvidos em seu plano de aula;
Qua Jun 16, 2021 11:23 am
Bom dia! A formação de hoje tratou, no primeiro momento - canal Formação de Professores, da questão da importância de todas as áreas de conhecimento trabalharem o projeto de vida dos alunos, buscando contemplar nas aulas conteúdos que os estudantes enxerguem como significativos para eles.No segundo momento, no canal Recuperação e Aprofundamento de ano/série, foi feito o desdobramento da Sequência de Atividades 4, Vol. 2 - Aprender Sempre, mostrando recursos de como realizá-la com foco na produção final de um artigo de opinião. Muitas coisas apresentadas já são práticas realizadas em minhas aulas, o interessante foi a apresentação de mais algumas ferramentas que poderei utilizar na interação com meus alunos. O desdobramento proposto foi trabalhar na escola com os pares a melhor maneira de aplicar essa sequência didática.
- Ângela CorreiaConvidado
Re: Escolha uma ou duas habilidades essenciais e seus respectivos objetos de conhecimento para serem desenvolvidos em seu plano de aula;
Qua Jun 16, 2021 11:28 am
Meninas, não sei se respondi no lugar certo. Minha resposta é sobre esta questão...ok. Descrevam o que vocês acharam da formação e o quanto ela pode ser significativa à sua prática.
Obrigada e ótimo a todos!!
Obrigada e ótimo a todos!!
- eliborrego
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/06/2021
ATPC 16-06-21
Qua Jun 16, 2021 2:24 pm
Como ajudar os alunos?
Adolescentes e jovens estão sempre em grupos, é próprio da idade.
Quando vemos algum deles separado do grupo, isso pode sinalizar problemas.
Vários tipos de problemas, como drogas por exemplo.
A palestrante disse que drogas não é problema nosso, da escola, depois corrigiu, disse que não conseguiríamos resolver.
Sim, não resolveremos, mas é sim problema nosso. Não somos apenas educadores, somo seres humanos e devemos contribuir para um mundo melhor.
Talvez eu não saiba como. Mas sei que é problema nosso!
Eliana Borrego
Adolescentes e jovens estão sempre em grupos, é próprio da idade.
Quando vemos algum deles separado do grupo, isso pode sinalizar problemas.
Vários tipos de problemas, como drogas por exemplo.
A palestrante disse que drogas não é problema nosso, da escola, depois corrigiu, disse que não conseguiríamos resolver.
Sim, não resolveremos, mas é sim problema nosso. Não somos apenas educadores, somo seres humanos e devemos contribuir para um mundo melhor.
Talvez eu não saiba como. Mas sei que é problema nosso!
Eliana Borrego
- anaclariano
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/06/2021
Re: Escolha uma ou duas habilidades essenciais e seus respectivos objetos de conhecimento para serem desenvolvidos em seu plano de aula;
Dom Jun 20, 2021 4:13 pm
Tratou das aulas do Projeto de vida nas areas doconhecimento onde, assistimows de alguns alunos nas escolas de Guarulho, Santos e Botucatu relatando a importância da disciplina aos estudantes e como é significativas para eles. No segundo momento, prática de leitura e cultura juvenis, sobre a construção de identidade, a importância do repositório do CMSP. Assistimos ao video adolescência e juventude, onde o melhor desenvolvimento do adolescente precisamos rever alguns conceitos para melhor maneira para aplicar nossa didática.
- giovanalopes
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/06/2021
Re: Escolha uma ou duas habilidades essenciais e seus respectivos objetos de conhecimento para serem desenvolvidos em seu plano de aula;
Qua Jun 30, 2021 8:59 am
Bom dia. Em primeiro lugar, mil desculpas por estar aqui apenas hoje, enviei os e-mails para a Lixeira e por isso não estava encontrando, my bad....
Mas me lembro do que foi discutido. Focaram na questão do trabalho em conjunto de todas as disciplinas com Projeto de Vida, do quanto a inclusão dessa disciplina tem feito a diferença na vida de muitos jovens. Segundo depoimentos, muitos jovens estão conseguindo se situar, ter perspectivas, fruto da abertura proporcionada pelas discussões nas aulas.
Diante disso, a proposta é que o sucesso alcançado pelo projeto possa ser ampliado e dividido com os demais componentes curriculares por meio de suas contribuições, visando ao desenvolvimento da aprendizagem em nossos jovens e de perspectivas para suas vidas.
Mas me lembro do que foi discutido. Focaram na questão do trabalho em conjunto de todas as disciplinas com Projeto de Vida, do quanto a inclusão dessa disciplina tem feito a diferença na vida de muitos jovens. Segundo depoimentos, muitos jovens estão conseguindo se situar, ter perspectivas, fruto da abertura proporcionada pelas discussões nas aulas.
Diante disso, a proposta é que o sucesso alcançado pelo projeto possa ser ampliado e dividido com os demais componentes curriculares por meio de suas contribuições, visando ao desenvolvimento da aprendizagem em nossos jovens e de perspectivas para suas vidas.
- eliborrego
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/06/2021
Fake News
Qua Jun 30, 2021 3:19 pm
Foi sugerido a realização de uma sequência didática em dois momentos:
Na primeira parte, o estudante desenvolverá reflexões sobre o que são as fake news, quais são os prejuízos sociais que elas causam, o que são fontes primárias e secundárias e os modos de identificar uma notícia falsa.
Na segunda etapa, os estudantes deverão espalhar memes desautorizando as fake news encontradas e auxiliando a comunidade escolar nesse processo de reflexão crítica.
Esse trabalho já foi feito em sala de aula no texto “Seus braços” e “AMANDA” de Marcos Rohfe na apostila Currículo Paulista>
O tema em comum é a exposição do corpo de maneira diferente: No Texto Amanda, o namorado de Amanda edita fotos, com ajuda de aplicativos, fotos comuns da namorada e as transforma em nudes e publicou na rede.
Falamos sobre a propagação, o perigo das Fakes News, sobre haters (uma palavra inglesa, cujo significado é odiadores)
Os alunos foram muito participativos e críticos, mostrando serem contra fakes News e questionam se uma notícia é falsa ou não, baseado na fonte, alguns alunos disseram que consultam essas fontes!
Na primeira parte, o estudante desenvolverá reflexões sobre o que são as fake news, quais são os prejuízos sociais que elas causam, o que são fontes primárias e secundárias e os modos de identificar uma notícia falsa.
Na segunda etapa, os estudantes deverão espalhar memes desautorizando as fake news encontradas e auxiliando a comunidade escolar nesse processo de reflexão crítica.
Esse trabalho já foi feito em sala de aula no texto “Seus braços” e “AMANDA” de Marcos Rohfe na apostila Currículo Paulista>
O tema em comum é a exposição do corpo de maneira diferente: No Texto Amanda, o namorado de Amanda edita fotos, com ajuda de aplicativos, fotos comuns da namorada e as transforma em nudes e publicou na rede.
Falamos sobre a propagação, o perigo das Fakes News, sobre haters (uma palavra inglesa, cujo significado é odiadores)
Os alunos foram muito participativos e críticos, mostrando serem contra fakes News e questionam se uma notícia é falsa ou não, baseado na fonte, alguns alunos disseram que consultam essas fontes!
- Conteúdo patrocinado
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|